Há uma diferença considerável no fuso horário de Las Vegas para o do Brasil – e é algo a ser levado em conta no planejamento da viagem. A variação de horário que nós, brasileiros, nos deparamos, depende principalmente se estamos falando da costa oeste ou leste dos Estados Unidos. Las Vegas fica na costa oeste dos EUA – e um tanto quanto distante do Brasil.
Enquanto uma viagem para cidades da costa leste, como Nova York ou Orlando, significa uma mudança de horário pequena pra gente (entre 1h e 3h), precisamos lembrar que Las Vegas faz parte da região americana que tem a maior diferença de fuso horário em relação ao Brasil. A gente te ajuda a entender as diferenças de horário e também a evitar o JetLag!
Planeje sua viagem => Onde ficar em Las Vegas
A diferença do fuso horário de Las Vegas e do Brasil
O fuso horário de Las Vegas é entre 4h e 6h menor que o do Brasil em relação ao horário de Brasília. Essa variação se dá devido ao Horário de Verão e o Daylight Saving Time dos EUA, que geralmente acontecem simultaneamente – quando atrasamos o nosso relógio, eles adiantam.
Dependendo da região do Brasil em que você estiver, a diferença pode ser maior ou menor de acordo com o fuso horário adotado – mas de qualquer forma, nosso relógio está sempre adiantado. É sempre bom saber disso na hora de fazer ligações para casa. De nada adianta comprar seu chip internacional EUA se ligar quando os outros estão dormindo, não é?
Se você tem um smartphone com internet, o horário do seu celular vai ser ajustado automaticamente quando você chegar em Vegas, então o mais importante é se planejar para aproveitar as atividades de acordo com a estação do ano em que vai visitar a cidade.
Leia também => Comprar chip americano »
Fuso horário de Las Vegas x Brasília
Las Vegas está no fuso horário GMT-8 (Greenwich Mean Time menos 8h), também chamado de US Pacific Standard Time (PST). O Daylight Saving Time dos Estados Unidos, a versão americana do nosso Horário de Verão, acontece normalmente de março a novembro, quando o horário é adiantado em 1h.
Brasília está no fuso horário GMT-3, e nosso Horário de Verão costuma acontecer entre outubro/novembro a fevereiro. Se você estiver em uma região do Brasil que adota um fuso horário diferente, tenha em mente a diferença do horário e também considere se seu estado adota o Horário de Verão ou não, pois isso altera a conversão dos fusos.
A seguir, fiz uma lista do horário de Las Vegas em cada mês com relação a Brasília, levando em consideração o Horário de Verão ou Daylight Saving Time. Como essa alteração acontece em dias diferentes a cada ano, nos meses em que a mudança ocorre, coloquei as duas possibilidades de horário que você vai encontrar em Vegas.
- Janeiro: 6h a menos em Vegas
- Fevereiro: 6h/5h a menos em Vegas
- Março: 5h/4h a menos em Vegas
- Abril, maio, junho, julho, agosto, setembro: 4h a menos em Vegas
- Outubro: 4h/5h a menos em Vegas
- Novembro: 4h/5h/6h a menos em Vegas
- Dezembro: 6h a menos em Vegas
Hora militar x AM/PM
Pra gente, ver as horas no formato 24h (também chamado de “hora militar”) é super comum, mas para os americanos, não. Pra você ter uma noção, quando trabalhei na Disney de Orlando eu tive uma aula de como ver as horas no formato militar, porque muitos americanos não entendem essa maneira de ver as horas.
Lá eles leem as horas como AM/PM, que significa ante meridiem (antes do meio-dia) e post meridiem (após o meio-dia). A única coisa que é importante frisar para evitar confusões é que 12AM é meia-noite e 12PM é meio-dia.
Shows => Cirque du Soleil em Las Vegas »
Como evitar o JetLag
Ao pousar em Las Vegas, uma notícia boa é que você ganha algumas horas no seu dia! Mas ainda assim, essa diferença de fuso horário pode te causar o infame JetLag, a tal fadiga de viagem. Ela acontece pela mudança no ritmo biológico do seu corpo, que estava acostumado às 24h consecutivas no seu local de partida e de repente passa por uma alteração de fuso horário.
Como o seu ciclo de sono fica desregulado, é normal experienciar um cansaço maior. Mas chegar a uma cidade como Vegas no meio do dia e querer descansar, perdendo assim um dia da viagem não parece uma boa pedida. Então vamos a algumas dicas básicas para evitar isso:
- Descanse o suficiente nas noites que antecedem a viagem e prepare-se para uma viagem de avião confortável. Se você tem dificuldade para dormir no avião, não se esqueça de levar fones de ouvido, máscara para dormir para evitar a claridade e uma almofada de pescoço confortável. Eu também gosto de fazer playlists com músicas tranquilas.
- Alimente-se bem e hidrate-se durante o voo! Comer comidas saudáveis como frutas, legumes, e saladas ajuda seu corpo a se adaptar melhor ao novo ambiente.
- Sempre que possível, caminhe pela aeronave para esticar as pernas e ativar a circulação.
- Ao chegar no seu destino, busque seguir a rotina de horários de lá. Tente não adiantar as refeições e não dormir no meio do dia para compensar o sono perdido. Sei que chegar no hotel, tomar um banho e descansar pode ser tentador, mas isso pode confundir o seu relógio biológico.
Fuso horário de Las Vegas: dicas para aproveitar o dia
Se você for viajar para Las Vegas durante o verão (o inverno do Brasil), aproveite para fazer atividades ao ar livre durante a tarde e deixe para visitar a Vegas Strip e passear por Downtown para ver as luzes neon à noite, já que nessa época escurece mais tarde. Nessa época, o sol se põe entre 19h e 20h.
Aproveite para ver o pôr do sol de uma forma diferente! Essa cidade desértica tem uma paisagem natural sem igual que pode ser vista de vários lugares, inclusive em um passeio de helicóptero.
Reserve aqui tour de helicóptero em Las Vegas
Se sua viagem for no inverno, lembre-se que o dia acaba mais cedo – o sol se põe a partir das 16h30. Como não faz tanto frio em Las Vegas durante o inverno, dá pra caminhar tranquilamente pelas ruas à noite, sem se preocupar com a temperatura.
Você já experienciou essa diferença de fuso horário? Conta pra gente como foi!